Viajei pra Alemanha em meados de 2000 porque sempre quis viajar pra europa e a Alemanha me pareceu um bom lugar pra começar meu ''mochilão''. Tava sozinho nessa jornada e sem saber falar uma palavra de alemão me virei com meu inglês meio pé-de-chinelo. Sempre que eu me perdia tentava me virar sozinho, porque odeio ficar pedindo informação pros outros.
Então resolvi pegar o metrô pra ir visitar um estádio de futebol em outra cidade. Os estádios de futebol sempre me deixavam alegre, por mais perdido que eu tivesse. Era um pouco tarde, mas fui mesmo assim, já que não tinha nada melhor pra fazer... o metrô tava vazião! Sentei e fiquei na minha, esperando a hora de descer, quando uns malucos extremamente brancos e de cabelo raspado entraram no mesmo vagão que eu.
Tinha um com cacetete, outro com símbolo nazista tatuado. Pensei comigo ''ih fudeu''. Eu moreno desse jeito com esses arianos do meu lado. E não deu outra; eles começaram a falar gritando, deviam estar me xingando de negão ou algo do gênero. E eu comecei com o meu ''so sorry'', brazilian aqui e brazilian acolá. Brazilian? Ronaldinho! Romário! Pelé! De xenófobos malucos pra melhores amigos não demorou um minuto! Todos sabiam inglês e disseram que as brasileiras eram gostosas e no final, até tapinha nas costas ganhei! Claro, eu me mijando de medo, fingi que nada tinha acontecido e voltei pra casa. (Flávio Costa)
sábado, 30 de maio de 2009
ALEMANHA - 2000
Postado por Estranhar o estranho. às 5:12 PM 5 comentários
quinta-feira, 21 de maio de 2009
NOVO MÉXICO - 1994
Eu fiz parte de um intercambio cultural de estudantes e morei 1 ano (1994) em Chimayo, cidadezinha que nem tem no mapa. Fica no Novo México, nos EUA, fronteira com Colorado e Arizona. Eu me candidatei e tinha que escrever uma redação falando do que eu gostava e, a partir dessa redação é que as famílias de lá escolhem o estudante. Lembro de ter colocado que gostava de cavalos e acabei sendo escolhida por uma família que só fazia isso, criava cavalos de corrida. (Podia ter colocado que gostava de praia pra ver se me mandavam pra um lugar melhorzinho... tipo Califórnia. Mas o fato é que a família Martinez me recebeu muito bem.
Eram o pai, a mãe 2 filhos e 1 filha. Apesar de ser um lugar ermo, sem muita coisa pra fazer eu nunca mais esqueci essa experiência. Falo com eles até hoje depois de 15 anos!
Onde eu morei ninguém sabia onde ficava o Brasil, algumas perguntavam se era na Argentina, e quando eu dizia aonde era, me perguntavam se eu morava em casa na árvore, se criava cobras e se aqui tinha pizza, é mole?!...
Lá eu cursei o que seria o terceiro ano do segundo grau e, ao completar, participei da tão famosa festa de formatura "PROM". Nunca me senti tão ridícula! Tive que comprar um vestido de festa e, no dia, o meu par, foi na minha casa me buscar e ele tinha que colocar uma lapela no terno dele e eu uma flor no punho dada por ele. Não me pergunte o que isso significa!
O Natal lá foi o que eu mais gostei, com muita neve, músicas de Natal e presentes na árvore. Minha família lá era muito grande, meu pai tinha 8 irmãos e minha mãe 9 então era a maior festa!!! E os presentes eram o máximo!
Uma coisa curiosa é que o referencial da situação econômica deles é diferente da nossa. Eu achava que eles eram bem de vida porque tinham tudo (2 carros na garagem, microondas, casa grande de 3 quartos, cavalos de corrida, etc) e eles achavam que eu era bem de vida só porque tenho uma empregada e um sítio na região serrana. Isso porque a minha mãe de lá era tipo uma diarista e só quem tinha esse serviço eram as famílias ricas.
Bom, acho que é isso, aprendi muito e posso afirmar que foi uma das melhores experiências da minha vida, além de aprender uma segunda língua pude vivenciar uma outra cultura e conhecer pessoas maravilhosas. (Adriana Lacerda)
Postado por Estranhar o estranho. às 3:17 PM 5 comentários
ALGUMAS ESTRANHEZAS DO EXTERIOR.
EUROPA
• É um hábito comum dividir a mesa com estranhos.
-> Itália -> Palitar os dentes após as refeições significa que gostou.
-> Bélgica -> Come-se com o garfo na mão esquerda, mesmo sendo destro.
-> Irlanda -> Nunca recuse uma bebida. É imperdoável e um gesto rude.
ORIENTE MÉDIO
-> É proibido mulheres guiarem automóveis.
-> Nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja.
-> É comum encontrar homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito entre eles.
PAÍSES ÁRABES
-> É de extrema falta de educação apontar com o indicador para as coisas. Quando for dar ou pedir indicação use a mão inteira para mostrar a direção.
PAÍSES MUÇULMANOS
-> Comportamento entre Homens e Mulheres - O ideal é manter uma distância respeitosa entre sexo oposto. Nos transportes públicos, pessoas do sexo oposto não se sentam lado a lado.
ARÁBIA SAUDITA
-> Arrotar após as refeições é sinal de boa educação e de satisfação pela comida.
ÁSIA
-> China -> Assoar o nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo.
-> Paquistão -> Homens e mulheres comem separadamente.
-> Índia -> Encarar pessoas nas ruas é considerado uma forma de humilhação.
-> Japão -> Nunca presenteie um japonês com relógios, eles simbolizam a morte.
-> Indonésia -> Casais não devem se beijar em público.
ÁFRICA
-> Zâmbia -> No jantar o convidado deve pedir a comida, já que é indelicado que o anfitrião a ofereça primeiro. Também é impróprio recusar comida.
AMÉRICAS
-> Haiti -> Às 8h00 e às 18h00, uma corneta é tocada e uma bandeira hasteada. Se você estiver nas redondezas, mesmo que seja de carro, você deve parar, sair do automóvel e ficar em pé como forma de respeito.
-> Estados Unidos -> O "OK" utilizado pelos americanos significa: "dinheiro" para os japoneses; "zero" no sul da França e é considerado um gesto ofensivo na Grécia.
-> Estados Unidos, Japão e Europa -> Tapinhas nas costas durante um cumprimento é falta de educação. Um aperto de mãos já é suficiente.
SE VOCÊ SOUBER DE MAIS ESTRANHEZAS PELO MUNDO AFORA, COMENTE!
Fonte: http://www.clubedoturismo.com.br
Postado por Estranhar o estranho. às 2:27 PM 9 comentários
Marcadores: estranhezas